Minha homenagem à Espanha 'futebolística', vai através do trabalho de Gaudí. O super arquiteto catalão que chocou a sociedade conservadora da época. Imaginem só como era o mundo quando ele nasceu, em 1852... nada fácil para um artista com raízes modernistas.
Politicamente, Gaudí foi um fervoroso nacionalista catalão, acredite ou não, dizem que ele foi preso numa ocasião, por falar em catalão em uma situação considerada ilegal pelas autoridades.
Em seus últimos anos, dedicou-se à religião católica e a construção da Sagrada Família, obra nunca concluída. Talvez esse fato, realce ainda mais o seu encanto. A religiosidade do arquiteto e de sua obra levou até mesmo à abertura de um processo de beatificação, autorizado pela Santa Sé no ano 2000, um intento iniciado no ano de 1992 por admiradores vinculados à organização Opus Dei e que constituíram a Associació pro Beatificació d'Antoni Gaudi.
Sem dúvida, um dos maiores representantes do modernismo, sua rica obra teve grande influência nas vanguardas históricas da arquitetura. Andando por Barcelona, vejo Gaudí por toda parte. Seu trabalho é pura emoção. Estando na capital Catalã, não deixe de conhecer - pelo menos - a Sagrada Família e o Parque Guell. Encante-se e emocione-se.
"Não se deve fazer monumentos aos artistas porque eles já o fizeram com suas obras…"
Friday, 9 July 2010
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Adoro Gaudí!Muito boa homenagem!
ReplyDeleteSaudades!
Alice